A Musicalização na Educação Infantil é uma ferramenta incrível na formação das crianças. A música é um elemento sempre presente na cultura humana.
Sendo assim, torna-se imprescindível a utilização da musicalização infantil na formação da criança para que ela, ao se tornar adulta, obtenha sua maioridade intelectual e exerça sua criatividade de maneira crítica e livre.
Aliar a música à educação infantil também faz com que o professor passe a assumir uma postura mais dinâmica e interativa junto aos alunos.
O processo de aprendizagem se torna mais fácil quando a tarefa escolar deixa de ser algo monótono e entediante. Os alunos passam a apresentar maior interesse em aprender e participar das aulas, alem disso as aulas envolvendo os elementos musicais proporcionam experiências diversas com seus alunos, facilitando assim a aprendizagem.
O que é Musicalização na Educação Infantil
A musicalização é um conjunto de tarefas que visa à sensibilização, e que busca ampliar os conhecimentos musicais da criança.
A Musicalização na Educação Infantil pode ser promovida por atividades intuitivas.
Estas criam situações intelectuais que favorecem à aquisição de conhecimentos musicais, senso estético, criatividade, coordenação motora e lógica, entre outros.
É necessário chamar atenção a um ponto muito importante. Existe uma grande diferença entre musicalização e aprendizado musical.
A musicalização não se preocupa em ensinar as questões técnicas das músicas e dos instrumentos musicais.
Com a musicalização, pretende-se apenas criar um vínculo entre a música e a criança, desenvolvendo o gosto pela música.
Através da musicalização na educação infantil, pode, por exemplo, explorar os timbres de elementos ligados a um trabalho escolar sobre o fundo do mar, trabalhando os elementos sonoros como: água, peixes, barcos, tartarugas, etc.
Dessa forma é possível trabalhar as questões didáticas e os elementos lúdicos das crianças.
Resumidamente, a musicalização contribuirá fortemente para aspectos como: socialização, alfabetização, inteligência, capacidade inventiva, expressividade, coordenação motora e tato fino, percepção sonora; percepção espacial, raciocínio lógico e matemático e estética.
Benefícios da Musicalização na Educação Infantil
Conhecendo os benefícios da musicalização na educação infantil, torna-se muito mais fácil desenvolver atividades que permitam adentrar no mundo da criança e, por consequência, contribuir para a sua formação integral.
Além de a música contribuir para diversos conhecimentos e que eles sejam aprendidos mais facilmente pelas crianças, é desenvolvida a criatividade, o lado lúdico, sua subjetividade e exerça sua liberdade, tornando-o, no futuro, um adulto autônomo e capaz de exercer com responsabilidade seu papel de cidadão.
Dentre seus benefícios podemos listar:
- Desenvolver a coordenação motora;
- Desenvolver a memória musical;
- Linguagem oral e vocabulário não verbal;
- Capacidade de concentração;
- Perceber a diferença entre os sons grossos e finos;
- Desenvolver a expressão verbal (versos na roda),
- Escutar a si e ao outro,
- Respeitar o outro quando escolhido,
- Respeitar a sequência da brincadeira,
- Desenvolver o pensamento lógico,
- Desenvolver atenção.
Os primeiros anos de aprendizagem podem proporcionar a criança um entendimento da linguagem musical, aprendendo a ouvir sons e reconhecer a diferença existente entre eles.
Além disso, a criança vai conseguir distinguir sons, ritmos e alturas, saber que um som pode ser grave ou agudo, curto ou longo, forte ou suave.
Ao explorar elementos como o som, ritmo, melodia, harmonia e o movimento, os alunos fazem a descoberta e a vivência da riqueza dos sons e dos movimentos produzidos a partir do próprio corpo.
Dicas Bônus
Se você chegou até aqui você já sabe o que é Musicalização na Educação Infantil, seus benefícios e a grande utilidade na educação de crianças.
Agora se você deseja saber mais sobre a musicalização infantil e descobrir outras 50 maneiras de ensinar música para crianças CLIQUE AQUI!
Se gostou das Dicas Compartilhe esse post em suas redes socais e ajude nosso site Você Pode Agora.
Deixe uma resposta